28/06/2017

[Resenha] O Diário dos Trinta Anos - Joyce Xavier

Olá gnomos, tudo bem com vocês?

A resenha de hoje é de um livro que foi uma delícia realizar a leitura. Ele é leve e rápido de ser devorado, então lê-lo foi um enorme prazer, em menos de uma hora tinha acabado suas páginas e fiquei querendo mais.

O Diário dos Trinta Anos
Autora: Joyce Xavier
Páginas: 116
Editora: Penalux
Onde Comprar: Sanfer Livros
Nota: 💙💙💙💙💙
*E-book cedido pela autora
SINOPSE: Maria Luisa Fernandes, Malu, Maluí ou Maluca, formada em Ciências Contábeis e Psicologia, trabalha com a sua amiga de faculdade, Diana em seu próprio escritório contábil. Com a vida economicamente bem, porém depressivamente louca, Malu ganha de presente no dia seu aniversário de trinta anos, um diário – que o nomeia de Ginger – da debochada Carol Portinari, atual do seu ex, Marcelo. Protagonista de inúmeros relacionamentos fracassados pela traição, ela sofreu uma depressão quando terminou com Rafael, um relacionamento intenso e forte e preferiu jogar fora todos os seus remédios e não ir mais para a terapia. Rendeu-se a embriaguez. Com as suas noites de bebedeiras ao lado de seu amigo Brit, ela sempre é salva por Dona Dalva em seu escritório. Os dias de ressaca são normais nos dias de solidão ela ouve Spice Girls. Sempre com um jeito de menina e apaixonada por sexo, Malu não quer crescer – “É um paraíso ser criança. É um inferno ser adulto. Sua essência é desbocada. Neste diário, você encontrará uma mulher que faz piada da sua própria desgraçada. Você soltará gargalhadas com o jeito espontâneo e libertador de Malu, você perceberá o quanto pode perder tempo sofrendo por alguém, se ao seu redor pode ter alguém que realmente te ame.
Maria Luisa ou simplesmente Malu, é uma mulher que acabou de completar trinta anos e está com sua vida uma completa bagunça no lado emocional. Ela terminou seu casamento com Rafael alguns meses atrás, logo após descobrir que a relação não estava boa para ele. Depois disso ela presenciou o ex arrumando outra e entrou em uma depressão, recusando-se a tomar os remédios que o médico passava.
Já sua vida profissional vai muito bem (obrigada), e ela é sócia de sua amiga Diana, em um escritório contábil. Vale ressaltar que além da faculdade de contabilidade, a Malu também é formada em Psicologia.

Na sua comemoração de trinta anos ela ganhou um diário de presente de Carol, a atual namorada do seu ex, Marcelo. Mesmo Marcelo tendo traindo-a inúmeras vezes, eles mantêm um relacionamento saudável, e ela suporta as piadinhas da debochada Carol por apreço ao seu grupo de amigos no qual eles estão inseridos. E para falar a verdade, o presente foi um dos melhores que ela ganhou na vida, a sua Ginger (diário) virou seu desabafo e a forma de colocar para fora todos os seus sentimentos.
"Não sei se volto para a terapia, não sei se me embriago de cachaça ou volto para a folia. Eu não sei"
Além de Diana, Malu tem como melhores amigos Brit (um gay assumido) e Antunieta. Eles já se conhecem desde a adolescência e essa amizade veio perpetuando durante os anos. Foram com eles, que Malu viveu os melhores momentos de sua vida, que incluem bebedeiras, muitas festas e pegações.

Tentando reorganizar seu lado emocional, Malu vai se jogar na vida. E o que você pode esperar disto? Muitos desabafos na Ginger, lamentações por não esquecer o ex babaca, algumas recaídas, novas paixões, algumas transas e muitas, muitas risadas. Se tem uma coisa que a Malu sabe ser é louca, e nesse quesito ninguém ganha dela. O que será que o futuro aguarda para Malu?
Malu é sem dúvidas uma personagem inesquecível. Uma louca de carteirinha, ela consegue animar qualquer ambiente. Ela não tem papas na língua, é desbocada, fala palavrão e manda todos irem catar coquinho. Ela só não consegue ser assim quando o assunto é seu ex, o cara por quem ela sofre (quem nunca sofreu por ex?). Malu está na vida para curtir, para transar (coisa que ela adora) e para ser feliz, esse último ela está correndo atrás.

Diana, sua sócia é uma mulher casada e com dois filhos. Diferente de Malu, ela já é mais comedida e é o lado racional do negócio entre as duas. Brit, o amigo gay de Malu é super alto astral, e é daqueles que nunca se imaginou prendido a alguém. É com ele que Malu sai para tomar uns porres e esquecer o fdp do ex.
"E depois que você começa a descobrir as traições, as mentiras e todas as coisas que ele fez enquanto dizia que te amava, você nunca mais consegue ser a mesma pessoa. Não existe mais carinho, mais confiança, mais lealdade"
Antunieta é uma personagem que vai aparecer no decorrer do livro. Ela é amiga das antigas de Malu e de Brit, mas estava morando fora do Brasil com seu marido. Ela tem uma personalidade muito parecida com a Malu, mas não perde a oportunidade de criticar a amiga. A TPM dela é tão forte quando a da Malu, e nestes dias ninguém aguenta ficar perto delas, nem elas mesmo.

JH é um pipoqueiro que vai aparecer para colocar lenha no livro. Não sei se vai agradar a todos, mais chegou a me conquistar (por muito pouco tempo). Marcelo é um cara que não vale nada. A Carol é a típica atual do ex. E o Rafael, última decepção da Malu não poderia ser mais canalha. Ele não vale o chão que pisa.
No decorrer do livro a Malu vai contando a sua própria história em forma de diário, então você tem um aparado geral de tudo que ocorreu nos últimos tempos na vida da nossa mocinha. Em alguns casos ela passa dias sem escrever e faz da Ginger o seu desabafo pessoal, a sua forma de terapia mais eficiente.

Foi muito bacana ler o livro desta forma, com toda certeza o tornou mais leve, mesmo sem a presença de diálogos, visto que é um diário. Você sente que está lendo a mente da personagem (é, Alice, talvez seja isso que um diário faça?!). A Malu relata seus dias de uma forma gostosa e da sua forma louca de ser, em algumas vezes ela está bem bêbada quando o faz, o que torna tudo ainda mais real. O que melhor do que uma pessoa bêbada para falar tudo que pensa?
"Pois mulher encalhada é pior do que mulher sem dinheiro. Dinheiro eu tenho, só não tenho homem"
A autora soube conduzir a obra muito bem e trazer prazer para o leitor em cada linha. É impossível não se identificar com a Malu e com todas as suas burradas extremamente estúpidas. Muitas vezes eu me via ali, naquelas situações e o pior de tudo, me via cometendo os mesmos erros que ela. A Malu é uma personagem real, assim como todos os demais do livro. Eles são pessoas que encontramos na esquina de casa, no meu caso, ela sou eu.

Em alguns momentos senti vontade de entrar no livro e dar uns bons tabefes na cara da Malu. Miga, sua louca, você precisa acordar para vida. Não rola de sofrer por ex canalha que te traiu e te fez de boba (falou, a que faz exatamente isto). Já outras vezes, me via com vontade de simplesmente abraçá-la e dizer que vai ficar tudo bem, que toda aquela dor que ela sente uma hora vai passar. 
"Me amar é fácil, o difícil é me aturar [...] Sou um porre ambulante de uma ressaca infinita"
O livro me fez gargalhar, mas também me fez chorar (sou sensível, culpa do ascendente em câncer). O final não poderia ser melhor e estou querendo desesperadamente uma continuação, pois leria os pensamentos da Malu para sempre (amei ela). Já deu para perceber que me alonguei na resenha e que demonstrei meu amor por esse livro nas entrelinhas, certo? Então, só tenho que indicá-lo, pois é absurdamente maravilhoso!

Viver não é fácil. Passar cada fase da vida é complicado. Um dia você está feliz, no outro está sofrendo pela droga de um ex. A vida não veio com manual de instrução, e isto é bom, mas nem sempre é compreensível. Lidar com uma traição e o fim de um casamento é pertubardor. A cada instante você irá querer achar os erros que cometeu, mas você tem que pensar que os erros não são apenas seus.
Não vale a pena chorar por um babaca qualquer. Não vale a pena viver pela metade apenas por causa de um relacionamento que não era real. Malu aprendeu isto da pior forma, mas ela foi vivendo um dia de cada vez. Ela foi tentando levar cor aos seus dias cinzentos. A vida só se transforma em vida, quando você a vive plenamente. Você precisa viver todos os estágios, você precisa se jogar, pois do chão não irá passar. Saia da mesmice, vá curtir cada momento, vá beber até ter uma ressaca, vá chorar todas as suas lágrimas. Faça como a Malu, viva! Mesmo com dor, mas viva... A alegria é o remédio para vida!

Beijos da Lice

59 comentários:

  1. Que legal gostei muito vai demorar Uns bons anos pra eu fazer 30 mais vou procurar ler me parece ser muito legal parabenizar pelo post beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! O livro é maravilhoso, também só daqui a uns anos que farei 30 anos e espero chegar na idade com a alegria da Malu! Beijos!

      Excluir
  2. Oii, fiquei bastante empolgada com a sua resenha, Malu parece ser mesmo o tipo de personagem que a gente não esquece!!
    Beijoos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não esquecerei dela tão cedo, ela é muito maravilhosa! Bjs!

      Excluir
  3. Oi... Tudo bem??
    Estou encantada com esse livro. Acredito que deve ser extremamente divertido e leve; Não costumo ler esse tipo de livro, mas me apaixonei pela resenha. Daria fácil fácil um filme. :D
    bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaaaaaaa... Que honra! Obrigada!!!!

      Excluir
    2. Super concordo Thamires, daria um excelente filme, daqueles iríamos amar *-*

      Excluir
  4. ola tudo bem? me parece muito gostosa mesmo a leitura desse livro, voce leu super rapido,gosto de livros em forma de diario ,parece que estamos intimos dos personagem, nesse caso a malu. vou ler . bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Quando ler não esquece de vim contar o que achou tá?! Beijos!

      Excluir
  5. Gostei muito do livro e de conhecer a Maria Luisa, pois ela soube reconhecer os seus erros. Acho que muitas mulheres vão se identificar com a Malu, achei a capa do livro bem legal, o enredo é ótimo, com uma leitura leve, o livro livro me deixou muito curiosa é um livro que as mulheres deveriam ler, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lucimar, é o livro que todas as mulheres deveriam ler, pois a leitura é fantástica! Bjs!

      Excluir
  6. Coitada da Malu
    O livro parece ser muito bom e extremamente divertido, eu adoraria fazer essa leitura.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  7. Excelente livro pelas poucas partes que você escreveu,me apaixonei pela sua resenha...como vc mesma disse a Malu é uma pessoa normal e que encontramos em qualquer esquina...quem nunca cometeu as barradas da Malu?Bastante interessante um livro escrito em forma de diário e o fato da personagem ter 30 anos é muito legal pois já tem experiência para nos contar...adoraria ler o livro inteiro 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura vale super a pena, e super indico. Espero que você tenha a oportunidade de lê-lo em breve, pois é delicioso!

      Excluir
  8. quando voce se depara com o livro que conta sobre sobre sua vida? como lidar?
    "é uma mulher que acabou de completar trinta anos e está com sua vida uma completa bagunça no lado emocional" não tenho 30 anos e ja sofrir boa parte do que malu.
    #Girlpower
    beijos
    www.levandoaseriio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já sofri uma grande parte do que ela passou. Ela é uma mulher fantástica! Beijos!

      Excluir
  9. voce sempre trazendo livros bacana para agente eu amei esse a historia me pareceu muito bacana gostei muito de conhecer a autora tambem amei o livro

    ResponderExcluir
  10. Nooooossaaaaaa... Que resenha mais PERFEITAAAAAAAA! To de boca aberta!!! Obrigada ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada você pela oportunidade *-* Amei seu livro!!!

      Excluir
  11. Ainda não conheci o livro, Malu, é uma mulher que faz trinta anos, as ações dos personagens são semelhantes a muitos de nós, uma mulher que viveu as desgraças do amor, realmente autora soube conduzir a obra muito bem, pelo trabalho parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! A obra é maravilhosa, e é impossível não se identificar com as loucuras da Malu *-*

      Excluir
  12. Olá! Tudo bom?
    Nossa eu achei o título e a capa desse livro demais, sua resenha ficou ótima me deu muita vontade de ler essa história parece ser excelente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que minha resenha despertou a sua curiosidade. Beijos!

      Excluir
  13. Olá, confesso que não fui com a cara do livro logo de cara, mas pela resenha, parece ser o tipo de livro que você acaba se tornando amigo das personagens. Parece muito gostoso de ler. Mesmo tento muitas informações ele contém poucas páginas!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, a quantidade de informações é gigantesca e olha que não contei quase nada, impossível não se envolver com cada personagem *-*

      Excluir
  14. Esse livro vou ter que ler. hahah tudo que se refere aos 30 eu to me interessando, acho que é a depressão dos 30 que ta batendo. Mas o livro parece ser muito bom. Parabens! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Adorei o visual do blog, parabéns. Pelo que eu li da sua resenha me parece ser um livro bem divertido, preciso conhecer mais de Malu.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, mas ainda estou trabalhando no visual haha Conheça ela o quanto antes. Beijos!

      Excluir
  16. Oii! Resenha maravilhosa! Apesar de não ter me identificado com a personagem, Malu seria uma personagem que adoraria conhecer. Dica mais que anotada.
    Beijosss!

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, como vai? Ainda nao CONHECIA Esse livro, mas achei bem interessante tanto a sua historia, como a sua resenha apresentada, fiquei ainda com mais curiosidade de ler esse livro agora. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro trazer novidades para vocês, é sempre ver que vocês se interessam por eles *-*

      Excluir
  18. A gente pensa que não, mas os 30 já, já chega, só rindo muito e se preparando bem hahahha. Parece ser um livro muito bom e engraçado, fiquei curiosa para ler rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, faltam 9 anos para eu chegar lá e já estou preocupada haha Bjs!

      Excluir
  19. Eu não conhecia o livro nem a autora, mas o enredo parece ser bem interessante. Os personagens parecem ser bem construídos, e o enredo divertido. Legal ter uma pitada de drama também, afinal os temas envolvidos não são nada fáceis. Ótima dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que a dica lhe sirva e que você se aventure na vida da Malu *-*

      Excluir
  20. Oi Lice! Achei que fosse um livro só pra chorar, mas ao ler sua resenha agora tenho outra visão da história! Super entendo sua vontade de dar na cara da pobre dessa protagonista, mas fico feliz que vc tenha gargalhado e gostado da leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, gargalhei nesse livro e não foi pouco kkk É um livro que te faz chorar e gargalhar ao mesmo tempo *-* Bjs!

      Excluir
  21. Eu já comecei amando o título e principalmente a capa *-* parece daqueles livros que realmente devoramos com uma facilidade incrível! Amei a premissa do livro, a história parece mesmo leve. Malu é gente como a gente, o que me encanta bastante em livros. Carol pelo menos fez algo de útil rsrs achei super interessante, adoro quando envolvem diários e seus desabafos. Parece tão mais íntimo! Os personagens em geral me chamaram muito a atenção, tirando Marcelo e Rafael rsrs Que fofo que fez chorar! Tô bem curiosa pra seguir mais essa dica sua e cair de cara e mais uns bons livros. Quero conhecer mais da Malu e ver se sinto vontade de dar uns tabefe e mandar ela acordar pra vida também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você com certeza vai querer dar uns bons tabefes na Malu, pois é impossível não sentir essa vontade. Ela é muito besta para a vida, e principalmente para o ex que não vale nada! Fico feliz que minhas dicas estejam lhe servindo *-*

      Excluir
  22. Ai que resenha mais gostosa de ler! Não conhecia o livro, mas só de ver o modo como você escreveu, me senti conectada com a história! Com certeza irei procurar, porque quero conhecer a Malu melhor.
    Parabéns. Beijos

    almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaa *-* É muito bom ler comentários como o seu! Beijos!

      Excluir
  23. Olá,
    Nossa a ilustração do livro e sua foto do perfil são muito parecidas, eu gostei muito da sinopse e da história, já quero botar na minha lista de livros para ler. Bjs!

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, parece muito com a foto da Lari, nem tinha visto a semelhança haha Espero que leia em breve. Beijos!

      Excluir
  24. Adorei a capa muito cut e o nome e muito sugestivo adorei sua resenha ta muito bem feita e sem duvidas me deixou muito curiosa pela obra completa parabéns !

    ResponderExcluir
  25. Gostei da resenha do livro é me chamou a atenção pois esse ano eu faço 30... kkkkkk
    Vou procurar pra eu ler, de repente me ajuda a enfrentar esse dilema dos 30 anos!

    ResponderExcluir
  26. Oi! Gostei da capa e pela sua resenha esse livro é empolgante e divertida de ler, lembrou um pouco o filme De repente 30! Gostei da dica, espero comprar. beijos.

    ResponderExcluir
  27. Vou ler! Amei a sinopse, deveria até virar um filme esse livro! Gosto de estilos literários assim! Eu gostei demais de sua resenha, já fiquei bem envolvida para ler!
    Realmente espero que tudo fique bem para ela, eu realmente acho que escrever os sentimentos em um diário é uma ótima terapia mesmo! Engraçado que ela é psicóloga tbm né? Santo de casa não faz milagres.rs!

    ResponderExcluir
  28. Ai adoro esses livros nessa temática mais bem humorada e divertida, é sempre bom para nos tirar de ressacas literárias como a que eu estou agora.
    A Malu parece ser uma personagem divertidíssima, e isso é algo que eu gosto e admiro muito em livros, principalmente quando são personagens mais "velhas".
    Adorei a resenha.

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  29. Olá!

    Não conhecia o livro, mas gostei da temática e da personagem atirada, tá faltando protagonista assim na literatura hahaha já anotei o nome e espero ler logo!

    ResponderExcluir
  30. olá!
    Adorei conhecer este livro através da sua resenha! Realmente a história parece ser uma delícia, leve, bem do jeito que eu gosto, vou procurar para ler!
    PS: Acho que todos nós já tivemos nosso momento Malu!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  31. O livro é novidade pra mim, eu não conhecia, mas gostei da sinopse e da sua resenha, realmente crescer não é fácil, ser adulto tem horas que da vontade de voltar a ser criança e não ter responsabilidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Preciso ler esse livro... estou na fase dos 30 anos.

    xoxox

    ResponderExcluir
  33. oie, parece um livro delicioso! Eu amo livros em forma de diário, e essa moça, cheia de altos e baixos parece super divertida e pelo tamanho da obra, parece daquelas que lemos muito rápido. Fiquei super a fim de ler, obrigada pela dica, eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  34. Olá tdo bem ?

    Nossa me idenfiquei muito com esse livro, acho que é por estar envolvida no meio da contabilidade assim como a personagem. Hehe ..

    Dica super anotada!Obrigada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Alice, acabei de ler a resenha da continuação desse livro e tive que vir aqui.
    Devo admitir que gostei mas da outra resenha, acho que por gostar da Malu mais solta (pelo o que entendi). Tá danado das mulheres serem felizes e realizadas na vida estando ao lado de alguém. Mas o que falta, né?
    Não gosto de quem fica sofrendo por ex, inda mais ex canalha como tu disse. Nunca fui dessas (acho que um dia serei, como diz minha mãe), mas por enquanto vou continuar chamando a atenção das miga.

    Parabéns pela resenha, ainda tô com muita vontade de ler esse livro.
    www.johanymedeirosutopia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Alice Martins

Oie! Sou a Alice, tenho 27 anos, sou Mestra em Engenharia de Produção, Pós-graduada em Revisão de Texto e Graduanda em Letras. Leio todos os gêneros literários, mas tenho um apego pelo romance (dramático, dark e hot) e pelo suspense. Sou viciada em música, série e açaí. Atualmente, trabalho com revisão literária e tenho um podcast de true crime/suspense com uma amiga. Me acompanhe nas redes e venha compartilhar amor comigo!




Facebook


Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras